Agendar Consulta

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Hipertensão - “Dr, qual é a causa?”

A maioria dos pacientes com hipertensão arterial do meu consultório fazem a mesma pergunta: "Dr, o quê está causando esta pressão alta em mim?".

O problema é que esta pergunta, raramente, tem resposta. A verdade é que mais de 95% dos casos de hipertensão arterial não tem uma causa definida - é a chamada Hipertensão essencial. É mais fácil vê-la como uma tendência de familia do que procurar uma causa.

Mas e os outros 5%? Não são importantes? Sim, claro que são.

São muito importante, principalmente por que se corrigirmos/tratarmos estas causas, a hipertensão pode ser eliminada.

Vamos a elas - Fazem parte da Hipertensão Secundária:
1 - Obesidade
2 - Diabetes
3 - Estenose da artéria renal
4 - Doenças congênitas (Coarcatação da aorta e outras).
5 - Doenças endócrinas (Feocromocitoma, hiperadosteronismo primário, Síndrome de Cushing, dentre outras).

Assim, quando o médico faz o diagnóstico de hipertensão arterial, ele precisa eliminar a possibilidade dos diagnósticos de Hipertensão secundária (aquelas que tem causa).

Falaremos mais sobre estas causas secundárias de hipertensão arterial em outros posts.

Até mais.

Leonardo Alves - Cardiologista de Teofilo Otoni, MG

terça-feira, 20 de julho de 2010

Doenças do Coração

Doenças relacionadas ao aparelho circulatório ocasionam cerca de 300 mil mortes por ano apenas no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC).

Muitas destas mortes se devem à falta de conhecimento da população sobre as causas e consequências dos fatores de risco relacionados ás doenças cardíacas.

Assim, passaremos a discutir temas como:

Hipertensão arterial.
Arritmia cardíaca.
Doenças das válvulas - sopros.
Insuficiência cardíaca.

Dentre outros.

Enviem suas dúvidas e sugestões.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Loja Multistock devolve o dinheiro do notebook usado.

A Multistock devolveu o dinheiro referente à compra 007760 quando enviou notebook usado, vendido como novo.

Acho que as reclamações nos sites de avaliação e a postagem no meu blog foram fundamentais para eu reaver o meu dinheiro de volta.

Ainda fiquei no prejuízo, pois tive que pagar a postagem os correios para devolver o notebook, mas tudo bem.

Devolvi o notebook com defeito: EC593787056BR

Clientes, reclamem.
Mas também elogiem boas empresas.

Athenas Engenharia de Software: recomendo.

Tudo que é bom deve ser divulgado. Muitas vezes, falamos mal quando não gostamos de um produto ou serviço, mas nos esquecemos de falar bem, fazer um "buzz" de quem está nos prestando um bom serviço.

Tive muitas dificuldades em encontrar uma empresa para fazer um sistema médico para mim - o sistema MeuProntuario. Demorou muito, mas encontrei a Athenas Engenharia de Software, e resolvi falar um pouco dela.

Por ser médico, a tarefa de idealizar um software não foi fácil. São diversas etapas até termos o produto final em nossas mãos. Há um grande risco de não conseguirmos organizar nossas idéias e transmiti-las aos programadores.

Ao encontrar a Athenas Engenharia de Software percebi que encontrei mais do que uma fábrica de software, encontrei parceiros. Todas as etapas do desenvolvimento foram cuidadosamente projetadas e programadas; todos os requisitos foram pesquisados, discutidos e descritos; recebi um projeto muito bem detalhado e organizado.

Os prazos de desenvolvimento estão sendo cumpridos; tenho total liberdade para discutir com programadores e gerentes. Enfim, estou satisfeito e recomendo a todos que tenham uma idéia e um desejo de fabricar um software a procurar a Athenas Engenharia de Software, eles tratarão a sua idéia da melhor maneira possível.

Se deseja fazer um software, faça com a Athenas Engenharia de Software.

domingo, 11 de julho de 2010

Loja Multistock: NÃO COMPREM NOTEBOOK

NÃO COMPREM NOTEBOOK na Loja Multistock

Olá, comprei um notebook HP com a www.multistock.com.br e vei com trincas e com lacres violados.

NÃO COMPREM:
NÃO COMPREM:
NÃO COMPREM:

1 - Não enviema email de confirmação - tive que ligar para pedir.
2 - Demoraram a entregar o produto - prometem uma data e tenho que cobrar a entrega.
3 - Entregaram-me um notebook usado.
4 - Porta do DVD trincada.
5 - Trinca na parte superior.
6 - Selos violados.

Comprei em junho 2010 (paguei á vista) e estou tentando devolver o aparelho mas eles não estão me dando respostas...

Aguardo a posição deles.
Leonardo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Relação Médico-Paciente na era Web 2.0

A Web 2.0 apresenta uma nova possibilidade de estruturação da relação médico-paciente. Em um ambiente colaborativo e de integração, o Prontuário online apresenta-se como a melhor ferramenta para otimizar e aproximar ainda mais médicos e pacientes. Ambas as partes devem se reorganizar frente a esta nova possibilidade de relação.

As tarefas não estão mais somente nas mãos dos médicos. No ambiente web 2.0, os pacientes assumem tarefas e tornam-se mais participativos.

Entretanto, somente com um prontuário online esta relação se torna mais eficaz; mas não só um prontuário online, mas um novo ambiente de relacionamento.

Aos poucos, discutiremos todas as possibilidades de um ambiente colaborativo entre médicos e pacientes, à luz de uma nova relação, onde o prontuário online se destaca com peça fundamental.

Abraços.

Leonardo Alves


sábado, 22 de maio de 2010

Meu Prontuário

Em breve, estaremos lançando um sistema de Prontuário Eletrônico para auxiliar médicos e profissionais de saúde na sua tarefa de promover saúde.

O sistema fornecerá dados estatísticos e permitirá avaliações sobre o tratamento médico dos pacientes.

Exemplo: Quantos pacientes hipertensos eu tenho... ? Quantos destes pacientes estão com a pressão dentro das metas estabelecidas (menor que 140/90mmhg) ? Estas avaliações de metas poderão ser adaptadas e customizadas para todas as doenças do CID e as metas também poderão ser alteradas.

Com isso, a saúde dos paciente estarão melhor gerenciadas.